Atualize seu navegador

Faça o download agora!

São José Agroindustrial

Qualidade de vida no trabalho

Diversos programas e ações são implantados para promover o desenvolvimento de condições de trabalho saudáveis e seguras, proporcionando um ambiente organizacional favorável e de bem-estar, concorde aos modelos de Qualidade de Vida no Trabalho difundidos no mercado.

Segurança do Trabalho

A São José Agroindustrial conta com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Para diagnosticar problemas e prevenir acidentes, foi criada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (Sipatr), que envolve a participação de trabalhadores de diversas áreas da Usina, além de profissionais ligados ao ramo de prevenção de acidentes e medicina do trabalho. A São José Agroindustrial conta ainda com a sua Fundação Brigadistas de Incêndio, que garante a intervenção eficiente na eliminação de focos de incêndios de qualquer ordem. Ainda dentro dos programas voltados à Segurança do Trabalho, destacamos: o Programa de Conservação Auditiva (PCA), o Programa Proteção Respiratória (PPR) e o Programa de Higiene Ocupacional (PHO).

Programa de Voluntariado

Incentivar atitudes de cooperação e solidariedade que possam gerar bem-estar pessoal, contribuindo com o ambiente profissional, é a proposta do Programa de Voluntariado da São José Agroindustrial. Formado em 2010, o grupo é constituído por 25 colaboradores, que são difusores e captadores de outras frentes de trabalho, de acordo com a ação desenvolvida. O programa já promoveu a participação em diversas ações sociais e ambientais, entre elas: os projetos Aldeias Infantis, doação de sangue e Reflorestart.

Campanhas de Saúde, Vacinação e Trabalho de Conscientização

Diversas campanhas na área de saúde são realizadas na São José Agroindustrial. O foco dessas ações é a valorização da Qualidade de Vida. É feita uma monitoração através de um mapeamento da saúde do colaborador, a fim de melhorar as condições de saúde e reduzir o absenteísmo, e da manutenção de um ambiente de trabalho saudável. O foco é na prevenção e no controle de diversas doenças e na assistência ao funcionário através de programas como Saúde da Mulher, Saúde do Homem, vacinações e Dicas de Saúde.

Ginástica Laboral

Com este programa, a São José Agroindustrial contribui para a preservação da saúde dos seus colaboradores, através dos exercícios laborais, com acompanhamento de uma equipe sob a orientação de fisioterapeuta do trabalho. O programa é desenvolvido por setores e coletivamente, promovendo também a interação dos colaboradores.

Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Diariamente, uma equipe de ergonomia, formada por fisioterapeutas, faz um acompanhamento sistemático, garantindo que os colaboradores da São José Agroindustrial estejam dentro de um ambiente saudável, que atende às exigências ergonômicas ideais.

Saúde Bucal

A São José Agroindustrial disponibiliza um ambulatório odontológico devidamente equipado para atender ao seu Programa de Saúde Bucal, no qual os colaboradores dispõem de assistência profissional para tratamento e também de um trabalho de orientação a uma higiene bucal e profilaxia adequadas.

Programas de Hipertensão, Diabetes e Obesidade

São feitos os exames periódicos pelo médico do trabalho e, semanalmente, a equipe de enfermagem do trabalho vai a campo monitorar os colaboradores, além de fornecer cartilhas com orientações adequadas de cuidados e prevenção da hipertensão e diabetes. Neste programa, os colaboradores ainda são encaminhados para uma equipe de nutricionistas e de educadores físicos, que orienta sobre os hábitos de alimentação e de exercícios físicos adequados a uma vida saudável.