Atualize seu navegador

Faça o download agora!

São José Agroindustrial

Responsabilidade Social


Com investimentos contínuos, estrategicamente dirigidos aos vários programas de desenvolvimento social, e formando parcerias como a Fundação Abrinq, entre outras, a São José Agroindustrial vem contribuindo substancialmente para a melhoria da qualidade de vida da população da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Com o Programa de Inclusão Social pelo Esporte (Pispe) — uma das áreas mais importantes para a transformação social —, surgem resultados que expressam bem a importância dos investimentos. Patrocinando atletas revelados e desenvolvidos nesse programa, a Usina esteve representada, com mérito, nas principais competições de atletismo do País. E os programas contemplam outras áreas, como educação, cultura, saúde e habitação.



Esporte


Objetivando o estímulo à prática esportiva e à atividade física como ferramentas de inclusão social e combate ao sedentarismo, a São José Agroindustrial desenvolveu alguns projetos, como o Programa de Inclusão Social pelo Esporte (Pispe) e o Medalha de Ouro, voltados para crianças e adolescentes das comunidades circunvizinhas. Pelos seus programas, nomes têm sido revelados no atletismo brasileiro, como os dos irmãos Ubiratan, que, patrocinados pela Usina, apresentaram resultados expressivos nas principais competições nacionais dessa modalidade esportiva. A São José Agroindustrial, além de contribuir com projetos próprios de Responsabilidade Social, se engaja em projetos de outras entidades como parceira ou coorganizadora, a exemplo do Igarassu em Trilhas, do Agenda 21, e do Atleta do Futuro, do Sesi.



Educação e Desenvolvimento


A contribuição da São José Agroindustrial para área da educação é de grande relevância para a região. Além de subsidiar em 90% bolsas de estudos para os filhos dos colaboradores em unidades de ensino particulares da região, coopera na formação de jovens e adultos das comunidades circunvizinhas com cursos profissionalizantes em diversas áreas, como Confeitaria, Corte e Costura, etc., e estendendo a eles o acesso aos cursos ministrados para desenvolvimento dos funcionários da Usina, como Operador de Caldeira, entre outros, inclusive absorvendo parte dessa mão de obra e indicando a outras usinas da região. A Usina mantém excelente relacionamento com as secretarias de Educação dos municípios de Araçoiaba e Igarassu, contribuindo para a manutenção e ampliação de escolas públicas e a criação de laboratórios de informática, entre outras ações. Além dos seus programas, a USJ é parceira em outros projetos, como o Ação Empresarial pela Cidadania, que tem por objetivo o desenvolvimento através da educação ambiental e sustentabilidade.



Cultura


A São José Agroindustrial está inserida numa região de grande importância histórica e artística de Pernambuco; inclusive, ela própria tem sua história entrelaçada com a do nosso estado, seja pelo patrimônio material ou imaterial. Nas terras da Usina encontra-se uma das maiores relíquias da arquitetura barroca do Brasil: a Igreja de São José. Construído em 1770, o templo é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e preserva, até hoje, suas características originais. O programa Comunidade Sustentável, da São José Agroindustrial, do qual o projeto Aldeias Infantis faz parte, tem um trabalho efetivo, desenvolvendo ações diversificadas — atendendo a várias necessidades das comunidades da região — e estimulando o desenvolvimento cultural, em especial, a disseminação da rica cultura pernambucana.



Saúde


Parte dos programas de saúde desenvolvidos para atender os funcionários da São José Agroindustrial é extensiva à população da região. Entre os mais significativos estão os programas de controle e combate à leishmaniose e à hanseníase, em virtude da alta incidência dessas doenças endêmicas na região. Com um trabalho efetivo, a nossa equipe de agentes de saúde vem obtendo êxitos consideráveis nessas ações, garantindo mais de 96% de cura entre os casos registrados, como nos da hanseníase. Outras ações pontuais de saúde da São José Agroindustrial têm contribuído indiretamente para o bem-estar da comunidade, incitando os colaboradores à prática de hábitos saudáveis de higiene e alimentação e de atividades físicas regulares e laborais.



Habitação


Fundamentada em seu compromisso social e sensibilizada pelas tragédias climáticas na região em 2010 e 2011, a São José Agroindustrial tornou-se a mentora de uma ação de construção de habitações populares, edificando e entregando, em parceria com a Caixa Econômica Federal, oito residências, totalmente gratuitas, às famílias vítimas dessa catástrofe natural. A São José prevê que essa doação deverá se repetir e ser ampliada ainda a partir deste ano



Voluntariado


A São José Agroindustrial promoveu a formação, em 2010, de um grupo de voluntários, constituído por 25 colaboradores, que são difusores e captadores de outras frentes de trabalho, de acordo com a ação desenvolvida. O programa já promoveu a participação em diversas ações sociais e ambientais, entre elas: os projetos Aldeias Infantis, com doações de presentes e eventos de assistencialismo e desenvolvimento da autoestima de comunidades carentes da região; a doação de sangue; e o Reflorestart.