Atualize seu navegador

Faça o download agora!

São José Agroindustrial

História


A história da São José Agroindustrial deve ser contada a partir do Ciclo do Açúcar em Pernambuco, no século XVII. O senso de atuação com que comandam os gestores do Grupo Cavalcanti Petribu provém da determinação e da bravura dos antepassados da família.

Estamos no Brasil Colônia, no ano de 1710. O oficial e patriarca da família originária do Grupo Cavalcanti Petribu, o capitão João Cavalcanti de Albuquerque, é alçado ao posto de capitão-mor de Santo Antônio de Tracunhaém pelo então governador, Manoel Alves da Costa. Ele, o senhor do Engenho Apuá, e os seus descendentes, dos engenhos Volta do Cipó, Terra Vermelha, Goitá e Petribu, entre outros, vivem um dos períodos áureos da produção açucareira e iniciam a sua tradição na agroindústria sucroalcooleira.

Afluente do Rio Capibaribe situado na Mata Norte, o Riacho Petribu — derivado da língua indígena que quer dizer nascente de águas claras — nominou um dos engenhos. No século seguinte, mais precisamente em 1871, o nome foi adotado pela família, que passou a se chamar Cavalcanti Petribu, hoje proprietária da São José Agroindustrial.

Em 1891, os senhores Joaquim Coelho Leite e José Joaquim Coelho Pereira Leite receberam a concessão do Estado de Pernambuco e, então, construíram a Usina Coelho. Em 1900, era de propriedade da firma Pontual & Padilha, e registra-se que a sua primeira moagem é de 1906. Em 1917, foi vendida à empresa Bandeira & Irmãos.

Em 1946, a sociedade foi reorganizada e passou a chamar-se Alfredo Bandeira & Cia. Em 1952, a firma proprietária foi transformada em sociedade anônima, sob a denominação de São José Agroindustrial S.A., sendo vendida à Companhia de Cimento Portland Poty, do Grupo Votorantim. Em 1995, foi adquirida pelo Grupo Petribu.

Em 2001, a Empresa passou por uma reestruturação societária, passando a adotar a nominação de Cavalcanti Petribu. Hoje, figura como uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e energia elétrica de Pernambuco.


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco e acervo próprio.